quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Nós que passamos apressados pelas ruas da cidade...


...merecemos ler as letras e as palavras de Gentileza", mas infelizmente, na maioria das vezes, não permitimos que o nosso olhar perceba a existência de algumas pessoas ao nosso redor, e nos fechamos em nosso mundinho perfeito, superdimensionando os nossos problemas, e desvalorizando o trabalho alheio.
Em meio aos carros velozes que transitam na Avenida Paralela, um homem simples realiza o seu trabalho árduo de recolher o entulho que se acumula próximo aos canteiros. Quem é que se dá ao trabalho de se preocupar com a sua segurança?
Além de caminhar bem perto dos carros, ele não usa roupas apropriadas para a sua função: luvas curtas, camisa sem mangas e bermuda. Será que o próprio gari/catador sabe dos riscos que corre?
A sua função é apenas importante porque recolhe o lixo. Apenas isso. Quem se importa com a sua existência? Quem se importa com o seu cotidiano arriscado? Não há necessidade de se pensar sobre o seu cotidiano não é verdade? Ele faz parte de nossas vidas por alguns segundos, quando passamos rapidamente por ele, e às vezes nem percebendo a sua existência!
Para quê iríamos imaginar o esforço que ele está fazendo para garantir o seu sustento e, talvez até de sua família que pode ser numerosa ou não... Para quê perder tempo com esse homem? Ele está apenas passando...
Amanda Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário